Um homem suspeito de participar do assassinato de um colaborador do Ibama foi preso pela Polícia Federal nessa quinta-feira (29), em São Félix do Xingu, no Pará. A informação foi divulgada nesta sexta (30).

O vaqueiro Marcos Antônio Pereira da Cruz tinha 38 anos e foi morto a tiros numa emboscada, em dezembro do ano passado, durante uma operação para a retirada de gado ilegal da Terra Indígena Apyterewa, no sul do Pará.

A prisão preventiva do suspeito, agora, ocorreu na região do Distrito da Taboca. O município de São Félix do Xingu fica na região central do estado, a mais de mil quilômetros da capital Belém.

⏩ Ouça também: Vaqueiro é morto ao ajudar a retirar gado invasor de área indígena

O suspeito, que não teve o nome confirmado, também é investigado por ataques contra servidores públicos, ações violentas contra aldeias e comunidades indígenas, além de repetidas invasões, mesmo após avisos de desocupação. Ele é investigado por outro ataque, com vários disparos de arma de fogo contra uma equipe e o carro oficial da Funai, em janeiro deste ano.

Área de tensão

A ação policial desta sexta ocorre em um momento de tensão na Terra Indígena Apyterewa, onde habitam cerca de 1,3 mil indígenas, e que continua sob pressão de invasores, mesmo após a desintrusão iniciada ano passado.

No último dia 21, um funcionário da Associação Indígena Tato’a, do povo Parakanã, também foi vítima de um atentado com cerca de 15 tiros, dentro do território. A vítima escapou pela mata.

As investigações da Polícia Federal seguem em andamento.

1:32

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Português do Brasil
Exit mobile version