O governo lança nesta terça-feira a plataforma digital da reforma tributária. A ferramenta vai permitir que contribuintes, profissionais e desenvolvedores possam aprender aos poucos as novas regras da CBS, a Contribuição sobre Bens e Serviços.

Esse tributo faz parte da reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional. No site consumo.tributos.gov.br, podem ser feitos testes e simulações sobre validação de processos, sistemas e integrações, sem a geração de obrigações tributárias.
O presidente Lula participa do lançamento da plataforma digital na sede do Serpro na tarde desta terça (13), em Brasília. No evento, Lula também vai sancionar o projeto de lei que cria o comitê gestor do IBS, o Imposto sobre Bens e Serviços, responsável pela administração do tributo.
A reforma tributária moderniza e unifica vários tributos em dois novos impostos: a CBS, de âmbito federal, e o IBS, dos estados e municípios, formando o IVA, o Imposto sobre Valor Agregado. A ideia com as novas regras é garantir mais transparência na arrecadação.
1:23

