O processo seletivo do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, deste ano teve mais de 274 mil vagas ofertadas, com 99,14% delas preenchidas na chamada regular. Foram aprovados mais de 270 mil candidatos, sendo 129 mil na ampla concorrência e 124 mil nas cotas.

Mais de 17 mil candidatos são elegíveis ao Pé-de-Meia Licenciaturas, que garante apoio financeiro para ingresso, permanência e conclusão de estudantes que desejam se tornar docentes.
Esta edição é a maior da história do programa em relação ao número de instituições públicas de educação superior participantes — foram 136. Cerca de um milhão e 800 mil candidatos concorreram a vagas para 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios. O número de inscritos cresceu 39% em relação a 2025.
Ao todo, o processo seletivo de 2026 registrou mais de 3,4 milhões de inscrições, já que cada inscrito pode escolher até dois cursos. Do total, mais de 1,4 milhão buscavam cursar graduação em universidades federais; outros 379 mil em estaduais; 463 mil em municipais; e mais de 357 mil em institutos federais. O curso com mais inscrições foi medicina.
Do total de inscritos em cursos de licenciaturas presenciais, mais de 30 mil tiraram nota igual ou superior a 650 pontos e puderam concorrer ao Pé-de-Meia Licenciaturas. O número de inscritos nesses cursos com alto desempenho registrou um aumento de cerca de 57% em relação a 2025.
O Sisu utiliza as notas das últimas três edições do Enem para preencher vagas em instituições públicas de ensino superior.
O resultado individual do Sisu foi divulgado pelo Ministério da Educação e está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior no site https://acessounico.mec.gov.br/
2:53

