O IGP-M, também conhecido como inflação do aluguel, subiu 0,41% em janeiro. Com esse resultado, nos últimos 12 meses, o Índice Geral de Preços Mercado acumula queda de 0,91%. Essas informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas nesta quinta (29/1).

A FGV leva em conta três componentes para apurar o IGP-M. No primeiro mês do ano, o índice foi influenciado por todos os componentes.

O maior peso é o IPA, Índice de Preços ao Produtor Amplo, que avalia os custos no atacado e responde por 60% do IGP-M cheio. Segundo o economista da FVG Matheus Dias, a alta de 0,34% do IPA em janeiro foi puxada principalmente por minério de ferro, tomate e carne bovina. Isso evidencia uma pressão concentrada em produtos básicos ligados tanto à indústria quanto ao setor alimentício, afirmou Dias.

Outro componente do IGP-M é o Índice de Preços ao Consumidor, que apura o comportamento de preços para as famílias e responde por 30% do indicador. Em janeiro, o IPC registrou taxa de 0,51%, com destaque para as altas de mensalidades escolares, gasolina e tomate.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção, que completa a composição do IGP-M, subiu 0,63% em janeiro, puxado principalmente pelo grupo mão de obra e o aumento do salário-mínimo que impactou diversas categorias.
 

1:33

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Português do Brasil
Exit mobile version