As secretarias de Educação de todo o país que estão inscritas na segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização podem contestar o resultado preliminar da avaliação até esta sexta-feira, dia 23.
A contestação dos resultados, que incluem pontuação e classificação, pode ser feita pelo Simec, Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, no endereço simec.mec.gov.br.
A solicitação de reconsideração tem que ser feita somente pelos articuladores estaduais e municipais da Renalfa, Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento do Ministério da Educação para as redes de ensino que implementam boas políticas, programas e estratégias que asseguram a alfabetização das crianças.
Categorias
A avaliação tem três categorias:
- bronze, para pontuações entre 45 e 64 pontos;
- prata, entre 65 e 84 pontos; e
- ouro, para pontuações entre 85 e 100 pontos.
O resultado final vai ser divulgado no dia 4 de fevereiro.
Essa edição do Selo Alfabetização recebeu quase cinco mil inscrições, das 5,5 mil secretarias que participam do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma ação do MEC que tem o objetivo de garantir o direito de alfabetização das crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental.
*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Bianca Paiva
1:29
