O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira (22) que mais de um milhão de profissionais da atenção primária em todo o país serão vacinados contra a dengue a partir de 9 de fevereiro. Eles receberão a Butantan-DV, primeira vacina de dose única do mundo contra a doença. Com tecnologia 100% nacional, o imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan. O anúncio ocorreu durante a inauguração de novos serviços de saúde no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro.

“Vacina é segura, eficaz, o Instituto Butantan prometeu pro Ministério da Saúde entregar ainda em janeiro mais um milhão de doses. Então, com isso, a gente vai poder começar no dia 9 de fevereiro em todo o Brasil a vacinação dos profissionais de saúde que ficam nas unidades de saúde, que é quem visita as famílias, quem faz o primeiro atendimento nos casos de dengue no país”.
A declaração do ministro reforça a intenção do governo federal de expandir a vacinação em dose única por todo o país. Para acelerar a fabricação em larga escala do imunizante, foi feita uma parceria de transferência de tecnologia à empresa WuXi Vaccines, da China. Com isso, a expectativa do Ministério da Saúde é que a produção chinesa da vacina com tecnologia brasileira seja ampliada em até 30 vezes.
“O Butantan fez parceria com a empresa chinesa, eu visitei pessoalmente a China pra consolidar essa parceria junto aos diretores do Butantan, e essa empresa promete produzir 30 vezes mais o que o Butantan tem de capacidade, então significa que a gente tem nesse ano cerca de 30 milhões de doses”.
Com a abertura do leque de vacinação, o próximo passo do governo brasileiro será vacinar as pessoas de 15 a 59 anos. E depois as que tem entre 10 a 14 anos, com a chegada das outras doses importadas.
“Na medida em que tivermos essas doses, poderemos programar a vacina para 59 anos pra baixo. Começa os 59 anos vindo para o público mais jovem. Além disso, a gente já tem no Brasil inteiro também, ampliamos para todos os municípios brasileiros, a Q-Denga, a vacina internacional, que o Ministério da Saúde comprou quase toda a produção. São mais de nove milhões de doses esse ano para vacinar os de 10 a 14 anos em todo o Brasil”.
O Instituto Butantan recebeu autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fazer a avaliação da vacina Butantan-DV no público maior de 60 anos. Os testes com voluntários serão realizados ao longo do ano em quatro centros de pesquisa, em Porto Alegre e Pelotas (RS), e um em Curitiba (PR).
3:18

