O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, assinou nesta terça-feira (13) um manifesto junto com chefes de bancos centrais de outros países em apoio a Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos.

Além de Galípolo, assinaram o documento os chefes do Banco Central Europeu, Banco da Inglaterra, Banco do Canadá e Banco da Coreia, entre outros.
Na carta, eles defendem a independência da autoridade monetária como “pilar fundamental da estabilidade de preços, financeira e econômica, no interesse dos cidadãos”. Afirmam que Powell agiu com integridade e compromisso com o interesse público no cargo.
No domingo (11), Powell revelou que sofreu uma ameaça de acusação criminal por causa de um depoimento sobre a reforma de prédios históricos da instituição que comanda. Ele afirmou que a iniciativa é uma ação de Donald Trump para forçar um corte nas taxas de juros.
BC no Brasil
A carta surge após polêmicas sobre a autonomia do Banco Central no Brasil, com a ação do Tribunal de Contas da União que questiona a liquidação do Banco Master. Nessa segunda (12), Gabriel Galípolo se reuniu com o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, para solucionar o impasse.
1:03

