Com previsão de que a temperatura passe de 40 °C nesta segunda-feira, 12, o estado do Rio de Janeiro está no nível vermelho de calor, o mais alto em uma escala de quatro. A previsão é que o calorão se estenda até esta terça-feira, 13.
O governador Cláudio Castro determinou o reforço nas ações emergenciais, com distribuição de água potável gelada para a população, nas praias, que ficam lotadas, e também em pontos estratégicos de bairros mais quentes, de grande circulação de pessoas, como a Central do Brasil, e na região metropolitana.
Todos os pontos contam ainda com bebedouros para pets. Somente na região metropolitana, a expectativa é distribuir mais de 5 mil litros de água. A iniciativa segue o protocolo do governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde, que prevê a mobilização de ações preventivas a partir desse nível de calor, com foco na redução dos impactos das altas temperaturas, especialmente entre grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.
Nível Calor 3
Na capital, o protocolo de calor segue parâmetros diferentes. Desde sábado, a cidade do Rio de Janeiro está no nível 3, que se caracteriza quando há registro de índices de calor alto, de 36 °C a 40 °C, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
O Calor 3 é o nível que antecede os dois níveis considerados mais críticos; portanto, é importante seguir as recomendações das autoridades de saúde, como beber muita água, usar roupas leves, consumir alimentos também leves, como frutas e saladas, e evitar bebidas alcoólicas com alto teor de açúcar.
Segundo o Sistema Alerta Rio, o tempo ficará estável na cidade do Rio. A previsão é de pouca nebulosidade ao longo do dia e sem chuva. Os ventos estarão moderados, com possibilidade de rajadas fortes. As temperaturas ficarão elevadas, com máxima prevista de 39 °C.
2:15
